Periscopio

Serve para observar objetos que não estão no mesmo nível dos olhos ou enxergar o mundo através das informações e opiniões

Últimos miembros registrados

El Refugio Del Escritor
Mercedes Eugenia Urdanivia
Eliandro Terres
Nilto Torres Barría
Vinicio Contreras B.
Alejandra
Francisco Díaz-Valdés
Cesar

Médicos reprovados formados em escolas bolivianas, cubanas e argentinas

Enviado por Cesar el 03/01/2011 a las 09:11 PM
Etiquetas:

Os resultados do projeto-piloto criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação para validar diplomas de médicos formados no exterior confirmaram os temores das associações médicas brasileiras. Dos 628 profissionais que se inscreveram para os exames de proficiência e habilitação, 626 foram reprovados e apenas 2 conseguiram autorização para clinicar. A maioria dos candidatos se formou em faculdades argentinas, bolivianas e, principalmente, cubanas.

As escolas bolivianas e argentinas de medicina são particulares e os brasileiros que as procuram geralmente não conseguiram ser aprovados nos disputados vestibulares das universidades federais e confessionais do País. As faculdades cubanas - a mais conhecida é a Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) de Havana - são estatais e seus alunos são escolhidos não por mérito, mas por afinidade ideológica. Os brasileiros que nelas estudam não se submeteram a um processo seletivo, tendo sido indicados por movimentos sociais, organizações não governamentais e partidos políticos. Dos 160 brasileiros que obtiveram diploma numa faculdade cubana de medicina, entre 1999 e 2007, 26 foram indicados pelo Movimento dos Sem-Terra (MST). Entre 2007 e 2008, organizações indígenas enviaram para lá 36 jovens índios.

Desde que o PT, o PC do B e o MST passaram a pressionar o governo Lula para facilitar o reconhecimento de diplomas cubanos, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira têm denunciado a má qualidade da maioria das faculdades de medicina da América Latina, alertando que os médicos por elas diplomados não teriam condições de exercer a medicina no País. As entidades médicas brasileiras também lembram que, dos 298 brasileiros que se formaram na Elam, entre 2005 e 2009, só 25 conseguiram reconhecer o diploma no Brasil e regularizar sua situação profissional.

Por isso, o PT, o PC do B e o MST optaram por defender o reconhecimento automático do diploma, sem precisar passar por exames de habilitação profissional - o que foi vetado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Para as duas entidades, as faculdades de medicina de Cuba, da Bolívia e do interior da Argentina teriam currículos ultrapassados, estariam tecnologicamente defasadas e não contariam com professores qualificados.

Em resposta, o PT, o PC do B e o MST recorreram a argumentos ideológicos, alegando que o modelo cubano de ensino médico valorizaria a medicina preventiva, voltada mais para a prevenção de doenças entre a população de baixa renda do que para a medicina curativa. No marketing político cubano, os médicos "curativos" teriam interesse apenas em atender a população dos grandes centros urbanos, não se preocupando com a saúde das chamadas "classes populares".

Entre 2006 e 2007, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara chegou a aprovar um projeto preparado pelas chancelarias do Brasil e de Cuba, permitindo a equivalência automática dos diplomas de medicina expedidos nos dois países, mas os líderes governistas não o levaram a plenário, temendo uma derrota. No ano seguinte, depois de uma viagem a Havana, o ex-presidente Lula pediu uma "solução" para o caso para os Ministérios da Educação e da Saúde. E, em 2009, governo e entidades médicas negociaram o projeto-piloto que foi testado em 2010. Ele prevê uma prova de validação uniforme, preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC, e aplicada por todas as universidades.

Por causa do desempenho desastroso dos médicos formados no exterior, o governo - mais uma vez cedendo a pressões políticas e partidárias - pretende modificar a prova de validação, sob o pretexto de "promover ajustes". As entidades médicas já perceberam a manobra e afirmam que não faz sentido reduzir o rigor dos exames de proficiência e habilitação. Custa crer que setores do MEC continuem insistindo em pôr a ideologia na frente da competência profissional, quando estão em jogo a saúde e a vida de pessoas.

Fonte: O Estado de São Paulo-03 de janeiro de 2011 

Comentário: Seria interessante os petistas consultarem esses médicos formados em escolas cubanas. Como se diz em Brasília, o melhor médico da capital Federal é o avião com destino a São Paulo.

Esses futuros médicos não conseguem ser aprovados nos vestibulares no Brasil  paras as melhores escolas de medicinas, procuram em alguns países socialistas ou não cursarem medicina em escolas de péssima qualidade. É a proletarização do curso superior.

Como relata o artigo:

■ As faculdades cubanas - a mais conhecida é a Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) de Havana - são estatais e seus alunos são escolhidos não por mérito, mas por afinidade ideológica. Os brasileiros que nelas estudam não se submeteram a um processo seletivo, tendo sido indicados por movimentos sociais, organizações não governamentais e partidos políticos

■ As faculdades de medicina da Bolívia e do interior da Argentina teriam currículos ultrapassados, estariam tecnologicamente defasadas e não contariam com professores qualificados.

Publicidad por Bligoo.com
Ellen
Ellen el 06/02/2011 a las 04:48 PM

Gostaria de saber dos senhores como é avaliada a proficiencia dos alunos que estudam em universidades brasileiras se somente os alunos que estudam no exterior sao subemtidos a avaliaçao? Qual seria a justificativa para a nao realizaçao de tais exames de habilitaçao profissional entre esses alunos? Seria o medo de receber a confirmaçao da incapacidade dos universitarios formados em tais universidades, ja que varias delas nao possuem a estrutura necessaria para realizaçao de seus cursos, ou seria a falta de profissionais adequados visto que em muitas universidades brasileiras faltam professores, que em sua maioria medicos, apenas fazem da docencia um "quebra-galhos", um complemento salarial, deixando seus alunos sem classes...acredito sim, que algumas universidades estrangeiras deixem a desejar, assim como acontece em algumas universidades brasileiras da mesma forma, qual seria entao o paramentro de avaliaçao que mede a (in)capacidade desses profissionais formados no Brasil? Vestibular? Que acontece antes do inicio do curso, onde varios "compram" suas vagas, ou sao escolhidos, assim como em Cuba, pelos seus méritos politicos? Que igualdade é essa, onde se comparam resultados sem que eles existam?  A partir do momento que o Conselho Federal de Medicina abrir as portas para que todos os  profissionais, formados no Brasil ou no exterior sejam avaliados da mesma forma no final de seus cursos, teremos um parametro de comparaçao,  desta forma, todos terao a oportunidade de mostrar seus meritos ou incapacidades. Isso é democracia, isso é igualdade e respeito ao profissional e ao cidadao que é o maior beneficiario nesse processo.


Cesar
el 06/02/2011 a las 08:57 PM

Se o estudante escolheu estudar no exterior, principalmente em países sem tradição em medicina, muito provável, ele não entrou nas melhores faculdades de medicina do Brasil   ou  nem tentou. Qual o motivo dos estudantes escolherem  Bolívia, Rússia, Cuba, etc para estudar medicina?  Nos países do primeiro mundo o processo de revalidar diploma é complexo, difícil, principalmente na área de medicina, onde o estudante poderá fazer  matérias complementares e residência, principalmente  se for de uma universidade brasileira não reconhecida lá fora. O Conselho Regional de Medicina está testando o Exame de Habilitação para colocar em prática, pois a qualidade do profissional recém-formado deixa muito a desejar, principalmente com a proliferação de cursos e a baixa qualidade da maioria deles, principalmente das faculdades particulares.

A tendência no Brasil é ter como padrão o Exame de Habilitação, pois a proletarização do curso superior é muito grande, principalmente em áreas criticas para a sociedade, engenharia e medicina.


maecel
maecel el 05/06/2011 a las 06:43 AM

sinceramente falando,deve haver uma prova de capacitaçao rigorosa para os medicos formaos em outros paises sim.se tem capacidade passa, do contrario fica no pais que optou para o curso.querem moleza mesmo,sem capacidade de passar aqui no brazil. nao é justo com os medicos do Brasil.

Os politicos, so querem fazer média.


Lilian
Lilian el 02/07/2011 a las 05:22 PM

Meu amigo,

 vai aprender portugues primeiro. Eu concordo com a colega que diz que o exame deve ser igual para todos formados no Brasil ou fora dele.

Sei de universidades brasileiras que tem o curso de medicina e nao tem o hospital universitario. Onde os alunos fazem aulas praticas??? Acho que a deficiencia que ocorre la fora ocorre aqui tambem.


Renata Silkinaite
Renata Silkinaite el 30/10/2011 a las 11:22 PM

Concordo plenamente com o comentario acima, o fato é que a maioria dos estudantes que como eu procura estudar medicina no exterior, é que infelizmente a grade curricular no nosso ensino publico sempre foi muito ruim, e no entanto o processo seletivo em universidade publicas é muito rigoroso, concordo que quem faz a escola é o aluno, mas imagina que uma pessoa que começa a trabalhar aos 14 anos para ajudar sua familia, vai ter tempo para se preparar ao estudo de uma universidade publica, não, isso não vai acontecer, ele terá dinheiro para um curso preparatorio, também não, o que ele tem a fazer é procurar uma forma de estudar o que deseja, mesmo que isso seja longe de sua familia, agora que existem médicos formados no brasil e que não sabem nada, isso também existe, penso que deveria existir um exame para todos assim como é feito com a OAB, Assim teriamos a garantia que realmente os medicos atuantes estão preparados para exercer tal função. Agora que muitos reprovam isso é fato colocar questões de especialidades médicas como cirurgia de cabeça e pescoço como eles fazem isso já é para reprovar mesmo e desqualificar o ensino no exterior, espero que quando me formar, algumas coisas ja tenham mudado, irei estudar bastante não só para revalidar meu diploma mas sim para não colocar ainda mais em risco a vida daqueles que confiaram em mim.


lucile
lucile el 05/01/2012 a las 11:54 AM

olá colega, concordo plenamente, se existir um exame para avaliar os formandos de medicina no nosso país, acredito que menos de 1% passaria, então acho que o crn deveria criar vergonha e abrir vagas e colocar mais barato as faculdades que são fábricas de dinheiro e fazer um exames para saber se todos estão qualificados.


Cesar
el 05/01/2012 a las 12:13 PM

Faça um bom ensino médio, se prepara bem para o vestibular e o Brasil oferece várias faculdades federais e estaduais com ensino gratuito.


elizete da silva brandão
elizete da silva brandão el 11/04/2012 a las 11:19 AM

isso mesmo concordo plenamente se nós cursacimos um bom encino médio, se prepasemos para um vestibular mas como vamos se nossas escolas publicas não nos oferesem um b om ensino,essa culpa é dos alunos os das pésima qualidade de ensino em noss país?


Angel
Angel el 07/12/2011 a las 07:45 PM

Concordo!!!

Acho que já que os médicos brasileiros são tão bons, como podemos constatar nos "hospitais públicos", PSF ou mesmo nos particulares, por que não adotar o modelo americano de revalidação? É o mais justo! Os recém-formados fazem uma prova no final da graduação e é criada uma média. O médico estrangeiro é submetido a uma prova SEMELHANTE e, se ele alcançar a média nacional, ele tem autorização para trabalhar.

Mas, aqui isso nunca irá acontecer! Nossos médicos são bons demais para se submeterem a uma provinha dessa... preferem acusar e sujar as faculdades alheias! Porque as nossas faculdades são "padrão-ouro" mundial!!!!!

Fiz faculdade em uma universidade européia com mais de 200 anos de existência, prestei vestibular como todos aqui fazem e consegui passar (com um idioma muito mais complicado) - tudo público e de estrutura invejável. Agora que voltei ao Brasil, não posso trabalhar... as faculdades não me dão nem a oportunidade de fazer uma prova... o que fere as leis vigentes no país... por causa de uma visão protecionista! Vou tentar o tal do revalida... mas acredito que nem o MELHOR médico brasileiro consiga responder aquelas questões "massacrantes"!

A melhor opção talvez seja eu voltar para o país que me recebeu de forma justa... lá os médicos não são vistos como "FALSOS DEUSES", eles têm sálarios normais, mas pelo menos nos tratam com mais respeito e têm uma postura menos hipócrita!!!!


Graça de Campos
Graça de Campos el 30/12/2011 a las 10:16 AM

Voce tem vivência, Angel, e a palavra correta para o que ocorre no
Brasil, é PROTECIONISMO!!! o SISTEMA  TRATA COMO CRIMINOSO QUEM SAI PARA ESTUDAR,  QUEM VOLTA DEPOIS QUE ESTUDOU,  e não faz muita coisa para\ mudar o status, que não é bom. Quantos talentos se perdem por causa dessa arrogância????????????????/


Eli
Eli el 28/11/2011 a las 11:24 AM

Concordo plenamente !! como saberemos se os medicos formados aqui no Brasil são capacitados para execer medicina. afinal eles fazem algum exame para poderem trabalhar acho que não. porque o governo fala tanto dos alunos que estudam fora do país , que não se preocupam com os Brasil pois se eles fizerem o mesmo exame ia ter monte reprovado, e eles não iriam saber o que fazer..


zilda
zilda el 08/12/2011 a las 08:51 AM

caro maeçel concordo com vc porque enquanto eles cuida dos brasileiros formados em mediçina em cuba os daqui corta dedos de crianças e da leite nas veias dos bebes eles tem mesmo que ficar no brasil como dis vc eles cursou aqui nao e mesmo cvc falou que quem tem capacidade passa  vc tem razao no brasil e assim mesmo nada de bom para o povao vc disse moleza vai pra la estudar ai vc vai ver a moleza que aqueles jovens longe das familias passa em um pais estrangeiro para cuidar quem sabe um dia se uma pessoa igual a vc


alex
alex el 08/02/2012 a las 05:45 PM

sera que os medicos formados no Brasil estao com medo da concorrencia?!


Biatriz duarte.
Biatriz duarte. el 10/10/2011 a las 10:02 AM

eu gostaria de saber como e a medicina na cuba e quero saber como é o tratamento na cuba com os negros

preciso fazer um trabalho e nao sei como é tratado o negro na faculdade da cuba qual seria entao o paranmetro de 

avaliaçao que mede a (in)capacidade desses profissionais farmados no brasil? vestibular? que acontece  antes do

inicio do curso,onde varios "compram"suas vagas, ou sao escolhidos, assim  como em cuba ,pelos seus méritos 

politicos? preciso saber disso pra fazer o trabalho obrigado a compreensao...

 


Rafael gutierrez
Rafael gutierrez el 01/03/2012 a las 09:32 PM

boas noite, senora beatriz, vc quere saber como tratan los medicos cubanos a los negros , igual a los brancos , a pancazo por el cu, venga aqui, y faza uma linea en el hospital mais grande de Habana Cuba Calixto garcia hospital y espere 5 ou 6 horas en la sala de emergencia y despoes de verla un medico ligue a los Estados unidos a un familiar para que le manden las medicinas.


jaciane
jaciane el 22/12/2011 a las 06:04 PM

Concordo com você. aposto que se fizessem essa prova para os formados em medicina no brasil muitos seriam reprovados assim como os  formados de paises vizinhos. Dizem ser os melhores e ocorrem muitos erros medicos com profissionais formados em nosso país; demostram medo por que se não a prova era dada para todos os alunos de medicina, por trás disso tudo tem muita sugeira moramos num país sujo que não há igualdade se mostra ter mas não tem.


rogerio
rogerio el 09/02/2011 a las 02:09 PM

Demorou tanto para o brasil alcançar reconhecimento no mundo tanto na medicina quanto na economia para se jogar as traças.. essas faciuldades so tem intenção de rancar dinheiro dos Brasileiros que para la vão, não são capacitados para nada.. NÃO SERIA MAIS FACIL O MEC AUMENTAR VAGAS AQUI NAS FACULDADES PUBLICAS E PRIVADAS??  


Cesar
el 09/02/2011 a las 04:51 PM

O ensino da década de 60 era bom, poderia ter aperfeiçoado no decorrer do tempo. Mas a idéia de ensino para todos, transformou-se a educação brasileira, numa imensa massa de estudantes de analfabeto funcional. Essa massa de estudante que pretende cursar o superior.

 Nos EUA há um equilíbrio entre a oferta e demanda de curso superior. Eles procuram que as universidades realçam a inovação tecnológica, o senso crítico dos futuros  profissionais. Eles dão muita importância a qualidade e principalmente que o salário do recém formado seja compatível com sua formação. É uma forma de evitar a massificação do ensino superior principalmente dos cursos considerados elites,  ciência, biologia, matemática, engenharia e medicina. Aqui  o governo passa a idéia que todo mundo pode e deve ter um diploma universitário, O ensino superior parece  que  transformou-se  em profissionalização, a faculdade deixou de ser um centro de saber, de conhecimento, de inovação e crítica da sociedade, para simplesmente especializar-se  em produzir diploma para futuros profissionais. São despejados milhares profissionais  a cada ano, de forma descontrolada num mercado de trabalho saturado.

Veja o resultado do Brasil na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Não atingimos a média mínima. Essa massa de estudante é o futuro das universidades, principalmente das particulares, que estão apenas preocupados com a massificação do ensino superior e resultados financeiros. Em países do primeiro  mundo o ensino superior é o topo da pirâmide, o famoso um terço,  e os dois terços restantes esses países oferecem um bom ensino básico, técnico e tecnológico,  aqui, queremos inverter esses valores, com proletarização e massificação. A sorte do Brasil é que as universidades públicas e algumas particulares  resistem a proletarização e massificação desse ensino mercantilista. O que prevalece no país é o shopping da educação.


ellen
ellen el 10/02/2011 a las 05:38 PM

A questao è que os profissionais, de modo geral, entram no mercado de trabalho sem o grau de conhecimento necessario. Faculdade no Brasil virou caixa forte, nao è a toa que nas universidades particulares o numero de vagas oferecidas supera em muito o numero de candidatos que se inscrevem. A maioria dos empregos exige diploma universitario, independete de saber se a pessoa è um bom ou mal profissional, contando que tenha cursado a universidade...

Em paises, como os EUA, se prioriza a qualidade do ensino, tanto que o numero de universidades que oferece os cursos, especialmente de medicina, è limitado, no Brasil, existem muitas universidades que nao sao aprovadas nem pelos exames do MEC, quem dira no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

A ideia è avaliar e rever os conceitos, a forma como estao sendo classificados esses profissionais, independentemente de onde estao se formando, precisamos priorizar a qualidade de ensino e cobrar do governo que observe com mais rigor os profissionais que seu país estao colocando no mercado de trabalho


Cesar
el 10/02/2011 a las 10:17 PM

Se o curso superior continuar assim,  veremos trabalhadores com curso superior trabalhando  em  atividades  que não necessitam. Hoje vi uma matéria na TV sobre inicio das aulas em SP. O assunto da matéria é a  progressão continuada,  em que o aluno passa de ciclos sem avaliação. Somente após três anos o aluno é avaliado. Algumas mães estão reclamando que os filhos passam de ano sem ao menos saber escrever o seu nome. O lema do governo paulista é simplesmente passar de ano sem aprender. Isso é um crime. A reprovação do aluno é uma forma de agrupar alunos que não conseguem acompanhar as aulas,  com professores especializados em lidarem com esse tipo de alunos. A reprovação é um sinal de alerta para que esse tipo de aluno tenha   um tipo de aula mais dirigido. A ideologia educacional no Brasil prevalece para fins estatísticos. O que eles querem são salas de aula cheias de alunos  e a aprendizagem vai sendo postergada. Eles estão preocupados com indicadores. Qualidade de ensino exige avaliação, desempenho, etc. O governo passa ao jovem que o ensino é fácil, mas não é, exige disciplina,  persistência, responsabilidade, etc. Desse tipo de educação é que está saindo o futuro professor de português, que não sabe português, o de matemática que não sabe matemática. É um ciclo vicioso.


Fabio Rossano Dario
Fabio Rossano Dario el 11/02/2011 a las 02:06 PM

É difícil entender o que é mais ideológico, se a escolha dos alunos para cursarem a ELAM ou o texto que tem como objetivo claro, criticar Cuba, o PT e o MST. Não se trata de uma crítica positiva e sim de uma campanha ideológica contra uma instituição reconhecida e consagrada internacionalmente e que é responsável pelo maior contingente de médicos voluntários na OMS. No mínimo o texto é contraditório no que diz respeito ao “curriculum ultrapassado” da ELAM. Se o autor destas bobagens conhecesse um pouco mais dos fatos, teria mais prudência nas acusações. Da mesma forma que hoje existe uma corrente contra a ELAM, houve na década de 80, algo bastante semelhante contra os dentistas brasileiros que migravam para Portugal em busca de trabalho. Então, fazendo um paralelo, os curricula da UNICAMP e da USP eram também ultrapassados? Talvez sim, para a direita conservadora portuguesa daquele tempo. Algumas semanas atrás a OMS homenageou os médicos cubanos que estão salvando vidas no Haiti. Trata-se de ”médicos curativos”? Absolutamente não. Eles estão salvando vidas, não só no Haiti, mas em dezenas de outros países. Devemos tratar de certos assuntos com mais prudência e respeito. Se Cuba tem demasiados vícios e problemas políticos, se Cuba é uma mágoa eterna no nodo da ideologia conservadora, devemos ser inteligentes e reconhecer que a medicina cubana é consagradamente uma medicina de primeiro mundo.


Cesar
el 11/02/2011 a las 08:26 PM

Que medicina cubana você esta dizendo? A elite cubana tem bons hospitais, mas o povo cubano possuem péssimos hospitais. No Haiti  as doenças que prevalecem são básicas, principalmente falta de saneamento, etc. Os médicos cubanos prevalecem, nos países pobres onde a carência de infraestrutura de saneamento e saúde é total.  No próprio site da ELAM, informa que a missão da universidade é formar médicos com formação básica  geral  voltado  ao atendimento básico da saúde. Não pode comparar  com  um médico formado  em escola de medicina tradicional.  Parece mais um tecnólogo da medicina. Onde eles atuam, América Central, alguns países da América do Sul, África, etc. Os dados fornecidos para OMS são elaborados pelo próprio governo cubano  que pode direcionar os resultados. Como exemplo, o Brasil é elogiado pelas organizações da ONU pela política educacional. Quais são esses indicadores de qualidade? Colocar alunos numa sala de aula, que fingem que estão aprendendo e os professores fingem que estão ensinando? Qual é o resultado a longo prazo? Interessante o que se passa em Cuba, a alimentação é controlada, não existe comida para todos, até há pouco tempo tinha a libreta para comprar os alimentos básicos, papel  higiênico é controlado, paste de dente é uma raridade, sabonete idem, com todo esse  problema a população não sofre de subnutrição, tem boa saúde?   Interessante isso, mães sadias, bebês  sadios, população sadia. Isso deve ocorrer na prática?


Renata Silkinaite
Renata Silkinaite el 30/10/2011 a las 11:31 PM

Caro futuro colega, gostaria muito de um dia ver você fazendo um teste apenas de uma prova de revalidação, para simplismente ver se o seu conhecimento é tão superior ao de um formado nos paises do Mercosul.


Jailson Oliveira
Jailson Oliveira el 15/02/2011 a las 01:55 PM

Deveria ser feito uma avaliacao geral pra todos os profissionais que se formam. O vestibular serve apenas pra selecionar os alunos, pois quem estudo mais aprende mais. Mas nada justifica que muitos dos alunos que nao conseguem o acesso a universidade nao tenha capacidade de se formar um bom profissional. Mais dificil que ser aprovado e' continuar o curso de medicina. Nos paises citados muitos, realmente tem facilidade de entrar, mas apenas os alunos capazes de continuar eh que se formarao. A medicina nao muda em nenhum lugar do mundo, o que muda e a cultura de cada pais. A anatomia do Brasil e a mesma de qualquer lugar do mundo. Seja Brasil, Cuba, Bolivia ou Harvard (EUA) se o estudante quiser ser um bom profissional ele serah, basta querer!


junior reboucas
junior reboucas el 02/03/2011 a las 08:57 PM

Concordo plenamente em relacao a uma avaliacao geral para todos que concluirem o curso de medicina, so assim teriamos uma comparacao ampla de um academico formado no exterior e Brasil.


cristina
cristina el 15/04/2011 a las 10:13 AM

olá!

vou para uma faculdade  na argentina (uap) fica em entre rios,gostaria de saber sobre o reconhecimento de diplomas de estudantes brasileiros que vão cursar medicina na argentina!


Cesar
el 15/04/2011 a las 11:13 AM

Posteriormente terá de fazer a revalidação do diploma no Brasil com exames teórico e prático.

PORTARIA No - 278, DE 17 DE MARÇO DE 2011

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=12&data=18/03/2011


Paula
Paula el 06/05/2011 a las 09:56 AM

Pretendo cursar medicina na Bolívia, mais precisamente na cidade de Cochabamba na UNIFRAZ. Portanto, gostaria de saber sobre a qualidade do ensino da respectiva instituição.

 Desde já, agradeço.


Villami
Villami el 08/05/2011 a las 12:27 AM

Procurem um hospital público durante a madrugada principalmente na cidade do rio de janeiro, que

vocês irão ficar apavorados em ver mães desesperadas tendando atendimento médico para seus filhos

e um segurança impedindo a mesma de entrar no hospital com seu filho e lhe dizendo que no hospital

há pediatra. Que medicina é essa que não encherga o apagão de profissionais não só no interior do

Brasil como também nos grandes centros urbanos. Que venham nos socorrer os médicos Argentinos,

Bolivianos e Cubanos... estamos desesperados com o atual quadro de médicos formados pelas

Universidades Públicas que só querem se especializar em Cirurgia Plástica e Dermatologia Estética.

 


Lice
Lice el 25/05/2011 a las 10:21 PM

Concordo com vc Villami, temos medicos bons e medicos ruin formado no Brasil que vc leva uma pessoa tendo inicio de derame e ele trata como se fosse labinrintiti, se vc não procurar outro medico pra confirmar morre e não sabe pq, criticam os outros Paises mas não olha como o Brasil esta com medicos mal formados, o mal profissional é pq ele quer ser, pq foi um Cubano que curou minha filha de Epylepsia, pq os medicos brasileiro mandou só tomar guardenal, Graças a Deus confiei em um medico cubanos Dr. OTTO de Curitiba, tenho muito respeito pelos medicos de outro pais sim.


Eduardo Costa
Eduardo Costa el 22/05/2011 a las 01:50 AM

Em um dos comentários, alguém pergunta:  Por que escolher   Bolívia, Rússia, Cuba, etc para estudar medicina? Da Rússia, podemos dar alguns motivos. A ciência russa é uma das melhores do mundo, em geral, e a medicina russa não deixa a desejar.  Vamos listar algumas contribuições dos russos à medicina.

 

1 --- Ilya Ilyich Mechnikov --- estudos pioneiros em imunologia e gerontologia. Recebeu o prêmio Nobel de medicina.

2 --- Ivan Petrovitch Pavlov --- descobriu os reflexos condicionados. Prêmio Nobel de medicina.

3 --- Nicolai Anitchkov --- sua descoberta sobre o papel do colesterol nas cardiopatias está classaificada entre as dez maiores contribuições à medicina.

4 --- Basov e Prokhorov --- desenvolvimento do LASER, usada em cirurgias e outras formas de tratamento. Os dois receberam o prêmio Nobel. Aliás, Fyodorov, outro russo, usou o LASER, descoberto por seus compatriotas, para desenvolver a ceratotomia, que corrige alguns defeitos de visão.

5 --- Médicos russos foram os primeiros a preparar homens para viajar ao espaço e conseguiram mantê-los lá, com saúde, e por tempo recorde. Para isso, resolveram vários problemas complexos, como evitar perda de cálcio e criar um sistema de manutenção da vida.

6 --- Os russos têm uma das melhores taxas de sucesso em tratamento de câncer do mundo.

7 --- A medicina esportiva da Rússia é considerada a melhor do  mundo.

8 --- Estudantes que cursaram medicina na Rússia conseguem taxas de aprovação no USMLE maiores do que estudantes americanos.

9 --- Bakulev foi o primeiro a usar substâncias radio-opacas em cirurgias.

10 --- Djanelidze desenvolveu a cirurgia do coração. Pela primeira vez na história, ele reparou a aorta de um paciente.

11 --- Ilizarov desenvolveu o método de alongar ou moldar ossos.

12 --- A primeira coisa que um estudante de medicina aprende é usar um estetoscópio para medir a pressão arterial. Todo mundo sabe que essa técnica foi desenvolvida pelo russo Korotkov.

13 --- Anestesia foi inventada independentemente por vários cientistas, como Morton, Liston e Pirogov. A propósito, Pirogov era russo.

14 --- Uglov é muito famoso, mas não sei bem a razão. Quando ele morreu, em 2008, os jornais do mundo inteiro deram a notícia.

15 --- Vasilev inventou a laparoscopia. Sei, sei. Quem patenteou o treco foi Clarke. Também sei que o brasileiro Juarez Tarasconi fez uma salpingectomia em 1975 (acho).

16 --- A marca de Nikolsky tem esse nome em honra ao russo Pyotr Nikolsky. O núcleo de Darkshevich foi descoberto por Darkshevich, é claro. A epilepsia de Kozhevnikov também tem nome em honra de um russo. Estou me esquecendo da doença de Minor, que era russo. Apesar do nome grego, Rossolimo é russo. Na parestesia de Bernhardt-Roth, Bernhardt é alemão, mas Roth é russo. Tretiakoff associou a degeneração da substantia nigra com paralysis agitans (doença de Parkinson). Antes que eu me esqueça, Luria era russo.

Claro que os russos não são bons apenas em medicina. A contribuição deles para a matemática, a química e a física é notável. A química é particularmente importante para a medicina. Como todo mundo sabe, o químico mais importante de todos os tempos é Dimitri Mendeleev, que é russo. Quem estuda na Rússia pode encontrar, no metrô, gente como Perelman, Abrikosov, Alferov, etc. A propósito, Abrikosov é filho do médico que embalsamou Lenin. Interessante: O pai embalsamou Lenin e o filho recebeu o prêmio Nobel.

 


caio
caio el 02/06/2011 a las 01:14 AM

Faço medicina no brasil primeiro ano.  tive várias infecções reincidentes de garganta, fui em vários especialistas, mais quem me curou de verdade foi um médico boliviano, sou totalmente a favor de uma revalidação mais justa, eles são bons aliás muitos bons não ficam devendo em nada, para os brasileiros.


jaciane
jaciane el 22/12/2011 a las 06:34 PM

Só uma infrmação caro cezar a faculdade que farei na Argentina é a UAP, universidae adventista del plata, e é uma faculdade muito boa, par fazer a faculdade terei que fazer o vestibular no brasil pelo cosel os resultados serão enviados a eles para que me mandem a resposta se fui aprovada, não são todas as universidades da Argentina que não precisam de vestibular,sou adventista e estou muito informada, tenho amigos médicos da bolivia que trabalham aqui, você está muito equivocado e tem que procurar se informar mais.


Cesar
el 22/12/2011 a las 08:39 PM

Essa Universidade fica numa cidade de 5.000 habitantes. Ela faz propaganda dos cursos para brasileiros. Para o ingresso a Universidade necessita apenas o currículo do ensino médio e uma carta de apresenta da Igreja ou de uma pessoa importante.  O currículo é analisado por uma comissão que pode aprovar ou não. Deve ter domínio do idioma espanhol


Cesar
el 02/06/2011 a las 01:19 PM

As escolas de medicina na Bolívia não necessitam de vestibulares e o estudante tendo dinheiro para se manter poderá fazer o curso. Pode graduar-se um bom médico, mas isso não é padrão de toda a escola. Para ter uma boa escola deve analisar conjunto da universidade, professores, residência e hospital-escola.

No ranking das melhores escolas de medicina no Brasil, temos

5 escolas públicas  consideradas excelentes

14 escolas públicas consideradas muito boas

14 escolas privadas consideradas muito boas

17 escolas públicas consideradas boas

02 escolas privadas  consideradas boas

Por que o estudante não encara o vestibular no Brasil nas principais escolas públicas? É concorrido? Sim, Tem de estudar muito? Sim

É muito fácil estudar em escolas de medicina que não exigem vestibulares, como na Argentina, Bolívia, Cuba, etc. Depois de graduado quer trabalhar no Brasil sem a revalidação do diploma. Em qualquer país do mundo a revalidação do diploma passa por um processo rigoroso e extremamente difícil.


Diego
Diego el 16/10/2011 a las 11:40 AM
Acho que suas informações e argumentos estão um pouco equívocadas.

Não entendo essa Ira que vc tem contra quem se forma no exterior...Sinceramente...

Estudo no exterior, sim.
Ralo mais do que mtos brasileiros que estudam em estatais no Brasil, sim.

Só para te informar, aqui na Bolívia temos dois desafios que talvez quem se forma no Brasil não tem...a dificuldade da lingua e distância do país.

Não acho q a medicina aqui seja tão deficiente...Só para te informar, o CRM-SP fez uma prova com todos os seus futuros formandos(alunos de universidades estatais e privadas que estão entre o 11 e 12 semestre) e 80% não soube responder questões básicas de cardiologia ( no qual se aprende a ler um cardiograma aqui desde o primeiro semestre).Outro exemplo do ensino maravilhoso das faculdades brasileiras, onde médicos se acham que podem tudo ..http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/11/06/ult105u7216.jhtm


Sou de acordo, como muitos aqui, de se realizar uma prova não só para quem se forma no exterior, como quem se forma tbm no Brasil...

Cesar
el 16/10/2011 a las 02:08 PM

As universidades bolivianas foram criadas especificamente para os brasileiros, pois os bolivianos consideram as mensalidades caras. A renda mensal média de um boliviano é menos de 120 dólares. Como ele pode freqüentar um curso de medicina?  Para seu conhecimento o exame recente de revalidação de diploma médicos  de um total de 677, apenas passaram 96 para segunda fase.

Os artigos postados no blog são retirados de noticias veiculados em jornais. Não tenho nada contra quem vai estudar fora. Quando alguém diz que   vai estudar no exterior, imagino, Europa, Estados Unidos, etc. São países em referências   em universidades.

Os países limítrofes com o Brasil, só falta o Paraguai oferecer universidades para os brasileiros. Você é favorável o exame para todos, mas você não fez vestibular para ingressar na faculdade.


adriana
adriana el 05/06/2011 a las 12:28 PM

O que é lamentável é vermos nossa elite estudando medicina em universidades públicas utilizando para isso recursos do povo para se formar e depois só querem saber de se especializar em Cirurgia Plástica, Dermatologia Cosmética.  Parece até brincadeira, estudam com o nosso dinheiro e depois não querem saber de trabalhar para essa mesma população. Querem ficar exercendo a "mádicina" a um pequeno grupo abastado da sociedade. Está mais do que na hora de mudarmos esse panorama, Pois quem estuda com recursos do povo teria que prestar serviços a ele também. Isso é um recado para o PSOL, PT do B ,  PCB e ao próprio PT;   por favor fiquem alertas.


Cesar
el 16/10/2011 a las 02:05 PM

Você sabe que os médicos do camarada Fidel são espanhóis? Nas clínicas da elite cubana, o povão não tem acesso.


erasmo
erasmo el 12/06/2011 a las 08:46 AM

caros,sou da area da saude,com nivel superior e posso dizer,esta elite burra,que tbm paga pra entrara nas faculdades publicas custiadas pelo povo brasileiro e que entra na pior das hipoteses em universidades particulares verdadeiras fabricas de inconsequentes e pupilinhos de filhinhos de papai,que tem de como a antiga burguesia a necessidade primente de comprar um titulo para o filho,caem por terra a necessidade de vestibular num mundo moderno,pois o merito mometaria e financeiro ou "vc sabe filho de quem ele é",ainda forma no brasil medicos que se fizessem a prova não passariam tambem,olha nenhum passaria asseguro e garanto,prova efetivamente feita para manter a reserva de mercado dos filhinhos da burguesia brasileira,temos de primeiramente visitar a realidade dos paises vizinhos,ver como vivem como comem,como estudam e ai sim ver a medicina praticada,uma ves que anatomia, fisiologia,farmacologia e as ciencias humanas,não conseguem definir ainda diferenças eticas ou culturais.

babaca e hipocrita seremos todos nos se,ou revalidamos os brasileiros que formam fora do pais e trazem a relaidade deles para pratica aqui,ou alguem me diz que rincões,sertões e agretes do brasil diferem da realidade da pobresa da bolivia de cuba ou quer seje de onde,temos de parar de olhar pros nossos umbigos de metropolis,e olhar para os interiores do brasil,colocando obrigação para revalidar todos, de pelo menos 5 anos de praticas nos interios do brasil,cuidando da população que mais precisa de medicina curativa,ai sim depois deste periodo abram-se as pports da medicina estetica,terapeutica e preventiva dos grandes centros,para estes sim doutores ja calejados e acostumados a realidade nada facil do brasil.

exame sim,mais para todos,formados na puc,na federal,na faculdade particular e tambem no exterior,nos que temos curso superior sabemos que saem cada pporcaria da faculdade que da medo,ou acreditam por exemplo que de um curso de direito do largo são francisco saem 50 juizos por semestre,ou passam todos no exame de ordem....ledo engano,caiam na realidade senhores politicos,aprovação imediata a todos ou exame a todos ja. 


Sergio  yamamoto
Sergio yamamoto el 12/06/2011 a las 05:18 PM

Perguntem aos politicos e burocratas do MEC se quanto ficarem doentes vao se tratar na Bolivia, Colombia, Argentina??? Pelo que sei ate politicos desses paises vem ao brail para se tratarem. Sera que esses medicos formados nesses são bons? Sabemos que MEDICOS, são bons pela sua persevarança, estudiosos e corajosos. Pessoas que procuram diplomas pela maneira mais facil,  formados fora, não passaram no vetibular por medo, falta de estudos ou pelo mais facil. Que Medicos teremos.... para os pobres.... SUS..... 


Eduardo Costa
Eduardo Costa el 18/09/2011 a las 01:59 AM

Olá, Sérgio Yamamoto.

Se ficar doente, eu gostaria de tratar-me na Colômbia (primeira opção ) ou na Argentina (segunda opção). Médicos argentinos paparam 3 prêmios Nobel em medicina.

 

1 -- O primeiro Nobel argentino (Bernardo Houssay) argentino descobriu o papel dos hormônios da pituitária na regulação da quantidade de açúcar no sangue.

2-- Leloir, o segundo Nobel argentino, estudou os nucleotides, o metabolismo dos carboidratos,  e contribuiu para o entendimento da hipertensão renal, além do diagnóstico e tratamento da galactossemia.

3-- Finalmente, Cesar Milstein devotou-se ao estudo da estrutura dos anticorpos, o que lhe deu um prêmio Nobel.

4-- Luis Agote fez a primeira transfusão de sangue não direta, usando citrato de sódio como anticoagulante (esse negócio de guardar o sangue, etc. Coisa importantíssima na medicina). 

5-- Ricardo Asch desenvolveu a técnica de transferência intrafalopiana de gametas; esse argentino, professor na Universidade da Califórnia, foi acusado de comportamento não-ético, o que não retira seu brilhantismo científico.

6-- Ramón Carrillo é um dos descobridores das células gliais (células do cérebro que não são neurônios). Foi um dos precursores da tomografia e o criador da tomoencefalografia. Descobriu a doença de Carrillo (papilite aguda).

7-- O professor Miguel Rolando Covian é tão conhecido dos brasileiros que dispensa comentários. Foi fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

8 -- René Favarolo também dispensa comentário. Que médico no mundo não ouviu falar no criador da "coronary bypass surgery"? Esta técnica cirúrgica, desenvolvida por um argentino, é considerada a mais importante das cirurgias cardíacas.

9 -- Enrique Finochietto  inventou vários dos intrumentos cirúrgicos; para dizer a verdade, quase a metade dos intrumentos usados pelos modernos cirurgiões foram criados por esse argentino. Senão, vejamos: a mesa cirúrgica, que permite mover o paciente para qualquer posição; o "rib spreader"; o vácuo cirúrgico (que até dentista usa); as "Finochietto scissors". Até o banquinho em que o médico fica sentado foi inventado por Finochietto.

10 -- Cecília Grierson é a pioneira da kinesiologia.

11 -- José Maria Mainetti é pioneiro da bioética e mento de Favaloro.

12 -- Julio Isidro Maiztegui desenvolveu o tratamento da febre hemorrágica.

13 -- Marcelo Martinez Ferro desenvolveu a cirurgia fetal.

14 -- Angel Roffo desenvolveu a radioterapia. Aliás, ele foi o médico que conversou com Madame Curie sobre a utilização da radioterapia. Esse cientista argentino é, porém, mais conhecido por ter estabelecido a relação entre o tabaco e o câncer de pulmão.  Robert Proctor, da Universidade de Stanford, disse que Roffo era o mairo inimigo da indústria do cigarro. O instituto de oncologia da Universidade de Buenos Aires denomina-se Angel Roffo.

15 -- Cecilio Romaña deu o nome à marca de Romaña.

16 -- Juan Rosai caracterizou várias condições médicas, como a doença de Rosai-Dorfman e o tumor desmoplástico.  Ele é o autor do principal livro de patologia cirúrgica. Foi mentor de vários patologistas americanos.

17 -- Alberto Carlos Taquini descobriu a angiotensina e descobriu a natureza enzigmática do sistema renina-angiotensina, assim como seu papel na hipertensão (descoberta importantíssima, você há de concordar comigo). Foi eleito presidente da World Heart Federation. Foi membro honorário do American College of Physicians, da American Heart Association e da European Society of Cardiology. Foi professor em Stanford, UCLA, Columbia, Toronto, Oxford e Cornell (onde tive o prazer de conhecê-lo, quando eu estudava lá).

Como você pode ver, Sérgio, a medicina da Argentina é uma das melhores do mundo. A escola de medicina da UBA, alma mater desses grandes cientistas e local de algumas das maiores descobertas da ciência médica, não deixa a desejar para as grandes instituições americanas e européias.

E a Colômbia? Bem a Colômbia, segundo a WHO (Organização Mundial de Saúde) a medicina da Colômbia está na frente da medicina da Argentina, da Suécia e da Suiça.  Para não ir muito longe, vou citar apenas Alejandro Jadad Bechara, o gênio da moderna medicina globalizada e computadorizada. Foi o criador da escala de Jadad. Não podemos nos esquecer também de Salomon Hakin, precursor do tratamento da hidrocefalia.

 

 


ARNALDO DE OLIVEIRA PORDEUS
ARNALDO DE OLIVEIRA PORDEUS el 22/09/2011 a las 04:45 PM

Parabéns.


luh
luh el 01/08/2011 a las 01:37 PM

tenhu 18 ans e possivelmente estarei indo p cuba p fazer medicina. la o estudo é mais acessivel ainda mais p quem n tem condinçoes financeiras p pagar uma facu. as mesmas dificuldds q existem no exterior é pior aq no brasil por isso q mtos optam por fazer ae p exterior. se Deus ajudar eu ficarei por la mesmo e quem sabe lutar p ir p eua trablhar......o brasil discrimina os os outros paises mais n alivia p os brasileiros tambem em relacao  a mensalidd da facul desenvolvimento profissional dos estudantes.

 


Amanda
Amanda el 01/08/2011 a las 04:36 PM

 A principio  ao ler estes textos,  fiquei em choque e indignada  de saber que estes comentarios vem da população Brasileira, que é possivel que sejam pessoas que estudam ou já estam formados em boas univeridades Brasileira e claro.... 

Para mim o conceito de Universidade seria de Universiallizar o conchecimento mas parece que não esto que esta acontecendo....

Talvez  realmente os medicos formados em Cuba não sejam capacidado dentro da medicina esteticista  do Brasil, mas o que não se pode negar e que se os Russo puderam contribuir para medicina no mundo não podemso esquecer que Cuba é referenia para varios paises e considerada a melhor medicina preventiva que existe...Além de ter varios programas de vacinação,que se exporta  para mundo e inclusive para o brasil, além  de ser referencia para a doença Vitiligo.

Bom isto é  só um mero detalhe não deve ser lembrado.....

O que devemos pensar é sera que estamos preocupadoa com a qualidade  dos medicos formados em Cuba ou com   a procedencia social   de estes brasileiros, seria uma vergonha para medicina Brasileira medicos comqualidades de procedencia campesina, pobres,indios e negros. Será que estamos preocupados se eles  iram salvar vidas ou que eles são de outra classe social a qual nos não estamos acustumados a ver medicos  e  por esta razão não poderam ser r medicos????

É triste e preocupante esta mente  Brasileira...

Para aqueles que não acretidam  na medicina Cubana eu estudante de lá convido para ir faze ruma visita e ver se e nessasrio algum politico sair de lá para ser tratado aqui ,para ver se a medicina lá esta matando pessoas por falta de atendimento ou por uma lipoaspiração ....

É realemte sera dificil para alguns comprender o que  e fazer medicina  com prazer não por um titulo ou para enriquecer cada vez mais a poupança da sua familia..

A medicina cubana não é simplismente preventiva,  o que acontece que seu foco não é ver o paciente com um vehiculo para enriquecer o bolso de quem vai atender-la.......

Bom quero deixar explicito aqui que sou uma estudante negra, brasileira que serei formada pela medicina cubana e quando eu voltar expandirei a medicina cubana aqui no brasil queiram vcs burgues ou não....

Se estiver que nascer uma nova classe de medicos que sejam medicos que ame a  sua profissão e trabalhem  com amor... Vou  disolver   tudo que aprendi e estou aprendendo  lá fora  e demostrar que é possivel sim ser  pobre, negro e um bom medico formado em cuba ...

Que o processo de revalidação sejam para todos sim inclusive para mim que estou lá mas que seja justo,  sabendo que esta palavra e algo abstrado para populaçao brasileira ...


Cesar
el 02/08/2011 a las 01:17 PM

Na minha época de estudante de vestibular tínhamos de estudar muito para entrar nas universidades públicas e faculdades particulares de primeira linha em SP. O ensino médio das escolas públicas era extremamente rigoroso e tinha exame de seleção para continuar na mesma escola.  

Hoje mudou para pior, popularizou o ensino, não exige proficiência do aluno, etc. Com essa mentalidade, de não estudar, para entrar numa universidade pública se torna difícil porque   é extremamente concorrida. Desde a minha época universitária as escolas de medicinas públicas de SP as vagas continuam as mesmas e continuam com referências  no ensino médico, são conhecidas no exterior pela competência, etc

Quem procura facilidade em estudar e entra em faculdades ou universidades  procuram algumas faculdades particulares e nos últimos anos as universidades na America do Sul e Cuba que não tem nenhum projeção no ranking mundial  de universidades.

Uma boa universidade deve ter um corpo de docentes com doutorado, pesquisadores,  com programas de pós-graduação, etc.

O que existe sobre a medicina em Cuba é muita ideologia, pois a maioria dos governos da America Latina é  da esquerda.  O que a ELAM forma é médico com formação primaria em saúde pública. Li a grade curricular da Elam,  no ensino pré-medico  é extremamente ideológica. Onde eles mais atuam em países onde não há saneamento básico,  países subdesenvolvidos, medicina preventiva familiar.  Uma boa escola de enfermagem poderia  atuar nessa área. O que Cuba vende muito bem é  a imagem da medicina como retorno de marketing financeiro, fonte de divisa. Os hospitais públicos de Cuba faltam medicamentos básicos, equipamentos, etc. O que existe são hospitais para a elite cubana e para estrangeiros. Fidel Castro foi operado por um médico espanhol, após barbeiragem de médicos cubanos. Sem tecnologia não há medicina avançada.  A clínica de medicina de família cubana nada mais é do que uma enfermaria.

A revalidação de diplomas em qualquer parte do mundo, principalmente dos países avançados são extremamente rigorosos.


FREDSON
FREDSON el 07/08/2011 a las 12:20 PM
POR QUE PARA MEXER COM PAPEIS E PROCESSOS O ADVOGADO TEM DE PASSAR POR UMA PROVA PARA MOSTRAR QUE SABE SOBRE LEIS,ENQUANTO QUE O RECEM FORAMDO EM MEDICINA QUE VAI MEXER COM VIDAS NÃO PRECISA PASSAR POR ESSE MESMO TESTE? TALVEZ SEJA POR ISSO QUE TEM MÉDICOS HOJE OPERANDO UM JOELHO BOM EM VEZ DO JOELHO DOENTE!E OUTROS FAZENDO CIRUGIAS EM CRIANÇA QUE NÃO PRECISA SE OPERADO!ANO PASSADO POR EXEMPLO METADE DOS FORMADOS EM FACULDADES PARTICULARES FORAM REPROVADOS EM TESTE OPÇIONAL.QUE PAIS É ESSE.AGORA IMAGINE QUE VC VAI PEGAR UM ÔNIBUS,E HAJA MUITAS PESSOAS TAMBÊM PARA EMABARCAR,MAIS ELE SÓ CABE 42 PESSOAS,ENTÃO MESMO TENDO O DINHEIRO DA PASSAGEM,OS DEMAIS FICARÃO ATÉ OUTRO TRANSPORTE CHEGAR.ASSIM ACONTECE COM OS VESTIBULARES NO BRASIL.CONSIDERAR QUE QUEM NÃO PASSOU NUM VESTIBULAR É BURRO SERIA MUITO INJUSTO,AFINAL O NUMERO DE VAGAS SÃO LIMITADOS,PESSOAS BOAS E INTELIGENTES FICARÃO PARA OS PROXIMOS TESTE.ACONTECE QUE O TEMPO PASSA E ESSES BONS E INTELIGENTES QUE NÃO FORAM ABSORVIDOS PELO ESCARSSO NUMERO DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES TEM COMO OPÇÃO OS PAISES VIZINHOS COM ACESSO MAIS FÁCIL.SE ESSES BONS E INTELIGENTES ESTUDAREM E SE DEDICARAREM SERÃO TÃO BONS MÉDICOS COMO OS FORMADOS AQUI NO BRASIL,FATO COMPROVADO POR TRES MEDICOS AQUI NA MINHA CIDADE QUE SÃO MUITO ÓTIMOS.

Cesar
el 07/08/2011 a las 06:05 PM

Estudantes bons e inteligentes entram em faculdades públicas no Brasil. A questão tem  de estudar muito.

Na fronteira desses países com o Brasil, os estrangeiros  acham o SUS  uma maravilha para atendimento médico. Utilizam os nossos hospitais públicos. Faculdade de medicina não é faculdade de direito, apenas colocando carteira para os universitários assistirem aulas. Faculdade de medicina exige tecnologia, hospital universitário, corpo docente competentes. Faculdade de medicina boa e barata não existe.

É muito fácil para esses estudantes procurarem escolas de medicina sem vestibular, fácil de entrar, fácil de obter colocação de grau e  a maioria desse estudante não tem proficiência na língua espanhola. É o jeitinho brasileiro de estudar sem fazer força e depois querem exercer a profissão no Brasil sem revalidação do diploma.

Se o ensino de medicina nesses países é bom, os futuros médicos deveriam fixar residência nos respectivos países onde obteve a colocação de grau.  No ranking das 100 melhores Universidades da America Latina, o Brasil integra com  46 Universidades. Entre as dez melhores participa com 7 universidades. A Argentina  apenas   com  1, Chile com 1 e México com 1. E a Bolívia, Cuba onde ficam?


Renata Silkinaite
Renata Silkinaite el 30/10/2011 a las 11:47 PM

Juro que nunca vi tanta prepotência em uma só pessoa...


Fabricio
Fabricio el 08/08/2011 a las 07:04 AM

Submeta os medicos formados no Brasil a este exame, só para saber a realidade. O que tem medo de não pasar nenhum? Provavelmente é o que vai acontecer. Osmedicos no Brasil só pensam no capital deixando o ser humano em segundo plano. Veja qual é o medico formado no Brasil que quer ir para o sertão, amazonia, nenhum faltam medicos no Brasil, os medicos brasileiros so querem ficar nas capitais devido o status de ser medico paciencia....


Escribe un comentario

¿Quieres usar tu foto? - Inicia tu sesión o Regístrate gratis »
Comentarios de este artículo en RSS

Follow newsperiscopio on Twitter